Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma técnica de enfermagem de Altamira, no Pará, diz usar a mesma seringa para aplicar doses da vacina contra a Covid-19 em até 10 pessoas. Na filmagem, ela explica que a reutilização é uma norma e demonstra o processo de retirada do imunizante furando várias vezes o recipiente.

O idoso que aparece nas imagens e tinha acabado de receber a dose quando foi informado da reutilização da seringa está fazendo tratamento profilático para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, de acordo com o portal de notícias UOL.

A prefeitura de Altamira diz que o vídeo é verídico, mas apresenta uma “falha de comunicação, não de procedimentos”. O governo local afirma que a profissional de saúde é experiente, mas teria ficado nervosa ao ser questionada sobre o procedimento.

Covid-19: Saúde abre edital para aquisição de seringas e agulhas
“A gente não considera que seja possível que ela tenha feito ou esteja fazendo a aplicação em mais pacientes com uma mesma agulha. A gente tem um problema de comunicação porque as pessoas são habilitadas para a fazer a parte técnica, mas, às vezes, não conseguem explicar”, afirmou Osvaldo Damasceno, diretor de vacinação da Secretaria de Saúde do município de Altamira, ao portal.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que todos os materiais são descartados após o uso, e que as seringas e agulhas não são reutilizadas. Também é proibido deixar a agulha presa no frasco do imunizante antes de fazer a aplicação.

Com informações do site: Metrópoles