Apresentada ao mundo em março de 2018, a atual geração do Volkswagen Touareg chega aos cinco anos de mercado com importantes novidades. Dentro da chamada atualização de meia-vida, o SUV de luxo incorpora novas tecnologias e ganha retoques no visual para acompanhar as mais recentes tendências de design da marca. Os interessados ​​já podem reservar o modelo nos principais países da Europa.

Por fora, o Touareg 2024 ganha dianteira redesenhada com novo para-choque e aguarda com tema triplo “L” baseado na tecnologia matricial de micro-LEDs (a mesma vista no Porsche Cayenne 2024). Conhecido como IQ. Light HD LED Matrix, o sistema conta com nada menos que 19.216 micro LEDs controláveis ​​individualmente em cada farol, fornecendo iluminação superior nas noites mais escuras sem ofuscar os demais motoristas.

Na traseira, as lanternas também foram atualizadas para incorporar o mesmo trio de elementos em forma de L. Além disso, o modelo é o primeiro Volkswagen fabricado na Europa (mais precisamente em Bratislava, na Eslováquia) a ser equipado com logotipo iluminado (no caso , o da traseira). O emblema frontal é tradicional, sem iluminação, mas a grau conta com faixa horizontal em LED no mesmo estilo do Taos.

As rodas também foram redesenhadas de acordo com cada versão e podem variar de 19 a 21 polegadas. Em particular, os modelos R-Line e R têm conjunto maior, com 22 polegadas e acabamento exclusivo cinza silício fosco.

Na cabine, o interior – já tecnológico e sofisticado – não recebeu tantas atualizações. O Innovision Cockpit continua composto por painel de instrumentos digital de 12 polegadas e central de entretenimento com tela sensível ao toque de 15 polegadas. O sistema foi ajustado para suportar dados de mapas em alta resolução, juntamente com melhor controle de voz e Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Além disso, parte do painel agora é preto brilhante e há iluminação ambiente atualizada com as letras “Touareg” no lado do passageiro. A Volkswagen também instalou portas USB-C mais poderosas e tecnologia head-up display, além de um sistema de som Dynaudio de 730 watts como opcional.

Novo Volkswagen Touareg 2024

Sob o capô, o Touareg 2024 tem apenas motores V6 – o poderoso V8 turbodiesel usado pelos primos Bentley Bentayga e Audi SQ7 deixou de ser oferecido em 2020. O propulsor 3.0 V6 turbo a gasolina desenvolve 340 cv, seguido do 3.0 V6 turbodiesel de 231 cv ou 286 cv. No campo da eletrificação, a versão eHybrid combina motor V6 a gasolina com um propulsor elétrico para entregar potência total de 380 cv, alcançando 462 cv no poderoso Touareg R.

Novo Volkswagen Touareg 2024

Em todas as versões o câmbio é sempre automático de 8 marchas, com a tradução 4Motion. A Volkswagen diz ainda que os engenheiros aperfeiçoaram o comportamento da suspensão pneumática para maior conforto e adicionaram pneus de desempenho como itens de conforto. A gama de versões é composta pelos acabamentos Basic, Elegance, R-Line e R, com preços entre € 69.200 e € 93.870.

Desde que foi lançado, em 2002, o Touareg já vendeu mais de 1,13 milhão de unidades em todo o mundo. Só a atual geração emplacou mais de 200 mil exemplares.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE



Motor4