O WhatsApp vem se tornando cada vez mais presente e útil na vida dos brasileiros, seja pela facilidade na troca de mensagens ou pelas diversas ferramentas disponibilizadas. No entanto, suas diversas funções precisam de sistemas operacionais que consigam suportar suas necessidades.

Dessa forma, o mensageiro anunciou que, a partir de 2023, não terá mais suporte em celulares que rodem sistemas operacionais antigos. Isso significa que os usuários que possuem tais smartphones não estarão mais aptos a utilizarem o aplicativo. Eles serão obrigados a deixar o WhatsApp, a não ser que eles comprem um celular mais novo.

A medida já passa a valer no primeiro mês do ano, fazendo com que os usuários tenham que arcar com os valores de novos aparelhos para continuarem utilizando o aplicativo.

Versões que deixarão de rodar o WhatsApp
Ao deixar o aplicativo disponível para celulares com sistemas operacionais atrasados, que não recebem mais suporte ou atualizações, os riscos de segurança em relação aos dados do usuário são maiores. Pensando nisso, o WhatsApp decidiu deixar de funcionar em sistemas que não possuem suporte para garantir o bom funcionamento de suas ferramentas.

A partir do próximo ano, é preciso que os usuários possuam smartphones ou tablets com ao menos as versões Android 4.2 (Jelly Bean) ou iOS 12.1. A versão citada do Android foi lançada em 2012, enquanto o iOS 12 foi divulgado em 2018.

Ao deixar de funcionar nos aplicativos, o WhatsApp impede que os usuários continuem utilizando o serviço em dispositivos que não possuem suporte necessário para seu funcionamento. Isso devido aos usuários continuarem utilizando o mensageiro caso ele esteja enviando mensagens, sem se importarem com os quesitos de segurança.

Por fim, para verificar qual a versão do sistema operacional de seu dispositivo, basta acessar as configurações e procurar a informação na aba que contém os dados sobre o aparelho. Fique de olho.