O presidente Jair Bolsonaro (PL) se irritou com a pergunta de uma jornalista sobre o orçamento secreto. A situação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10, na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.

“Presidente, em dezembro de 2019, o senhor recuou no veto do orçamento e mandou para o Congresso…”, iniciou a repórter, antes de ser interrompida pelo presidente. “Por favor, você não aprendeu sobre o orçamento secreto ainda? Pelo amor de Deus, para com isso. O orçamento secreto é uma decisão do Legislativo que eu vetei, e depois derrubaram o veto”, argumentou.

Ao rebater que ele recuou do veto, Bolsonaro disse “desconhecer” isso. “Quem recuou do veto? Ah, eu desvetei? Desconheço desvetar”.

As emendas do relator são criticadas pela inexistência de um mecanismo claro de monitoramento e transparência em relação ao pagamento, destino e objetivo da aplicação de recursos da União.

Bolsonaro chegou a vetar o dispositivos referentes à criação das emendas de relator para o Orçamento de 2020 e de 2021. Inicialmente, o Congresso derrubou o veto presidencial e em seguida fez um acordo com o Executivo. Apesar do seu discurso, sancionou o projeto sem vetos relacionados ao orçamento secreto, para o Orçamento deste ano e para o de 2023.

A Tarde