O carnaval e o consumo de álcool sempre andaram juntos – e quase sempre estão acompanhados da ressaca. Caso tenha exagerado nas festas e precisa de uma dica prática para aliviar o mal-estar e continuar a folia, o consumo de ovos pode ser muito benéfico, segundo especialistas.

“Após a absorção, o álcool cai na corrente sanguínea e vai para o fígado, onde é metabolizado e excretado. Além de causar danos ao fígado com a famosa ressaca e para alguns vômitos, o álcool altera o comportamento, que a princípio pode deixar a pessoa mais alegre e descontraída, mas depois deprime, podendo acarretar em alterações de humor e dependência”, explicaLúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

Para se ter uma ideia, de acordo com o professor de bioquímica na Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcus Vale, um litro de cerveja apresenta algo em torno de 48 a 50g de álcool. A eliminação de álcool pelo organismo de um homem de 70kg é de aproximadamente 15g por hora, o equivalente a 340 ml de cerveja nesse período de tempo. Já na mulher esse processo é muito mais sensível e demorado, portanto, o dano é muito maior, interferindo inclusive nos hormônios sexuais.

Por isso, conforme a nutricionista, o ovo é o alimento mais completo para essa missã. A praticidade, sabor, fácil acesso e funcionalidade são as características que colocam o ovo como um grande aliado. Adote um cardápio equilibrado com verduras, legumes e frutas, incluindo o ovo em sua rotina alimentar.

ANTES DA FESTA

Para evitar que a bebida potencialize os efeitos indesejáveis da ressaca, o alimento também é um bom aliado. “Fazer refeições que contenham ovos antes de beber retarda a absorção do álcool pelo organismo, porque o ovo é rico em proteína e em gorduras boas, dos tipos mono e poli-insaturadas”, explica a prrofissional.

Além disso, é importante se alimentar durante o consumo de bebida e intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com sucos ou água. O ideal é dar prioridade para alimentos leves, nutritivos e ricos em proteína.

“Uma boa pedida é o omelete que vai proporcionar saciedade, vai retardar a absorção do álcool, além de contribuir com as vitaminas do complexo B que ajudam o funcionamento do fígado”, diz a especialista.

APÓS A FESTA

A ressaca é um conjunto de sintomas mentais e físicos ocasionados devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que resultam em desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alterações do sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes. A proteína do ovo é também uma ótima alternativa para acelerar a recuperação depois da folia.

O alimento possui vitaminas do complexo B, necessárias para reparar as perdas que o álcool proporciona ao organismo. Vitaminas A, E e minerais como magnésio, zinco, manganês e selênio são nutrientes antioxidantes que favorecem a recuperação celular. “Depois da folia, o recomendado é consumir refeições leves, como ovos mexidos ou ovos levemente cozidos por sete minutos com torradas, sucos de frutas e iogurte com cereais. Elas fornecem proteínas importantes para que as demandas do organismo sejam supridas e para a manutenção de nosso sistema imune”, aconselha Lúcia.

É importante salientar que, para aproveitar ao máximo a festa, é preciso estar de mãos dadas com a moderação. Mantenha-se hidratado e bem alimentado, evite misturar bebidas alcoólicas e se estiver usando algum medicamento ou se for dirigir, não beba.

AratuOn