declarar-o-INSS-no-Imposto-de-Renda

[ad_1]

Os contribuintes que receberam aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem declarar no Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, o benefício previdenciário também é tributável. Ou seja, o brasileiro precisa emitir uma declaração. A única exceção é se o valor que receber fora do teto anual é estável.

Assim como outros benefícios, é importante que o segurado, acesse os informes de rendimentos do INSS. Dessa forma, consegue ter acesso à sua renda anual pela autarquia federal. Vale ressaltar que os aposentados que recebem outras fontes de renda, como os aluguéis devem declarar no Imposto de Renda.

O passo-a-passo para informar os rendimentos previdenciários no IR é fácil e pode ser feito 100% pela internet. Continue lendo esta matéria para saber como informar o seu benefício previdenciário na declaração do IR.

declarar-o-INSS-no-Imposto-de-Renda
Segurados do INSS devem fazer declaração do Imposto de Renda – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, como declarar o INSS no Imposto de Renda?

Antes de mais nada é importante deixar claro que os benefícios do INSS devem ser declarados, a menos que o brasileiro esteja dentro do teto de isento. Ou seja, quem recebe até R$ 22.847,76 não precisa entregar a declaração. Como já disse antes, os seguros que recebem acima deste valor precisam enviar o documento, mesmo que estejam dentro do teto recebendo apenas a aposentadoria.

Caso o valor da aposentadoria do segurado seja de até R$ 22.847,76 por ano, por exemplo, mas ele receba aluguéis, deverá enviar uma declaração do Imposto de Renda. Afinal de contas, sua renda total está fora da faixa de isenção do Governo Federal. Idosos com a partir de 65 anos, podem abater parte do IR desde o primeiro mês que completam esta idade.

Vale ressaltar que é importante entregar uma declaração com todas as rendas e despesas do contribuinte. Assim, ele evita cair na malha fina da Receita Federal. Quando isso acontecer, a pessoa não poderá ter prioridade para receber a restituição, além de ficar com o CPF irregular. Outra consequência são as multas dependentes, que podem chegar a 20% do valor do Imposto de Renda.

Rendas como aluguéis, aplicações, entre outros devem constar na declaração. Caso o contribuinte deseje receber a restituição, deve colocar suas despesas com saúde e educação. Algumas doações também podem ser abatidas do tributo. Por fim, a pensão alimentícia também pode ser abatida do IR.

Veja também: Pagamentos do INSS poderão ser ANTECIPADOS? Como faço para pedidos?

Veja o passo-a-passo para declarada aposentada no IR

O primeiro passo é solicitar o informe de rendimentos. Para tal, basta acessar a plataforma ‘Meu Inss’, disponível na IOS (Apple Store) e Android (Google Play Store). Ao fazer login, basta digitar ‘extrato do Imposto de Renda’ na barra de pesquisas. O seguro também pode pedir o informe de rendimentos em seu banco. O procedimento também é feito através do aplicativo.

Na declaração do Imposto de Renda, é necessário colocar o informe na ficha ‘Rendimentos Tributáveis ​​recebidos de PJ’.

Para acessar o ‘Meu INSS’: https://meu.inss.gov.br/#/login.

Veja também: Saiba como funciona o PERÍODO DE GRAÇA do INSS e quando ele é útil

[ad_2]

Uol