Simular

[ad_1]

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), atualmente, é responsável por fornecer diversos tipos de pagamentos de mais de 37 milhões de cidadãos brasileiros. Esses pagamentos variam entre as diferentes aposentadorias, pensões, auxílios, seguros, entre outros benefícios.

Desse modo, na hora de solicitar um benefício, principalmente a aposentadoria, é possível que grande parte das pessoas fique na introdução das regras de concessão, como por exemplo, quanto tempo falta para a oferta do benefício do INSS, considerando a situação de cada um .

Neste sentido, o que muita gente não sabe é que é completamente possível simular a aposentadoria do INSS. Através dessa simulação, torna-se possível verificar completamente as condições que implicam a admissão, garantindo um melhor planejamento para o trabalhador.

Simular
Regras para a concessão do benefíciop / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça os tipos de aposentadoria do INSS

Antes de mais nada, é possível que os trabalhadores brasileiros entendam quais são os tipos de aposentadoria do INSS, bem como quais são as regras que condicionam a concessão do benefício, tendo em vista, principalmente, as contribuições.

Bem, quando um trabalhador se propõe, significa que ele está encontrando suas atividades laborais. Apesar disso, ele ainda poderá continuar contando com um repasse mensal, disponível justamente por meio do INSS. Esse repasse depende do tempo de contribuição, levando-se em conta os pagamentos direcionados à Previdência Social.

Assim sendo, de acordo com o INSS, apesar das regras gerais para a solicitação da aposentadoria, existem alguns critérios que se diferenciam entre os tipos de aposentadoria, que, aliás, são:

  • Aposentadoria por idade – considera a idade mínima do trabalhador;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição – considera a somatória da idade + contribuições;
  • Aposentadoria especial – por insalubridade e/ou periculosidade;
  • Aposentadoria por invalidez.

Também é possível contar com o repasse do BPC (Benefício de Prestação Continuada). No entanto, o BPC, apesar de ser oferecido pelo INSS, faz parte de um benefício social, disposto pelo governo federal. Em decorrência desse fato, esse é o único benefício que não leva em conta as contribuições à Previdência.

Veja também: Excelente notícia para segurados do INSS: veja o que muda com o NOVO salário mínimo

Veja como simular o benefício

Conseguir às informações propostas, como dito, é de suma importância que todo e qualquer trabalhador planeje-se o suficiente para solicitar a aposentadoria no momento ideal, evitando possíveis problemas que possam implicar a concessão, seja qual for o tipo de benefício.

Pensando exatamente nisso, o INSS disponibiliza uma ferramenta que permite que o trabalhador possa simular o benefício. Nessa simulação, é completamente possível verificar quais são os critérios necessários para a admissão à aposentadoria.

Dentre esses critérios, é possível verificar o período de contribuição, a idade mínima do trabalhador e quanto tempo falta para que ele consiga receber o benefício. Para realizar essa simulação, portanto, tem-se duas ferramentas. São elas:

  • Pelo computador (através do site oficial do INSS: meu.inss.gov.br);
  • Pelo celular (através do aplicativo oficial do INSS: curtlink.com/RXNFG).

Em ambas as plataformas, o trabalhador precisa realizar Conecte-se com a conta gov.br. Após o Conecte-se, o próximo passo consiste em acessar uma aba de benefícios e selecionar uma opção de simulação. Por fim, em caso de mais dúvidas, também é possível consultar os canais de ajuda através das próprias plataformas.

Veja também: Grupo de trabalhadores pode pedir REVISÃO do benefício do INSS e receber MAIS; entenda os detalhes

[ad_2]

Uol